segunda-feira, maio 09, 2011

PEDRO SEROMENHO DESLUMBRA AGRUPAMENTO





Alunos do Agrupamento D. Nuno Álvares Pereira deslumbrados pela arte de Pedro Seromenho


«Estarão presentes 150 alunos no auditório? … Fantástico!»

Pedro Seromenho (ao saber que o auditório estaria cheio no dia 3 de Maio 2011)


      Foi uma honra para o Agrupamento ter recebido, no passado dia 3 de Maio, o escritor, ilustrador e ímpar comunicador bracarense, Pedro Seromenho, que espalha talento e magia como quem respira.
      A empatia que Pedro Seromenho, com simplicidade e bonomia, estabelece com as crianças e com todos os adultos que – felizmente – nunca deixaram de o ser, é verdadeiramente espantosa.
     O encontro dividiu-se em três partes.


     De início, a turma do 7ºC fez-nos descobrir o universo mágico deste artista, através da dramatização da obra A Estrelinha Pálida, respondendo a um desafio lançado pelo professor bibliotecário da escola sede, ainda no mês de  Novembro. A obra de Pedro Seromenho foi por ele adaptada, de forma livre, com conhecimento do autor. Dessa adaptação nasceu o texto dramático As Aventuras da Estrelinha Pálida. 
     A encenação desse texto foi trabalhada ao longo de vários meses, com o incansável empenho da Directora de Turma e professora de Língua Portuguesa, Paula Vaz, nas aulas de Estudo Acompanhado e Formação Cívica.  
  

     Desde a primeira hora, a turma contou igualmente com o activo e esclarecido empenho do professor Arlindo Marques, que aderiu a esta iniciativa através do Projecto NAR. A docente de Educação Musical, Cláudia Lopes, também se associou a este trabalho, abrilhantando-o com a sua interpretação musical, à qual se associou o professor Arlindo Marques. A docente Delminda Godinho está ainda a concluir alguns trabalhos, que em breve já poderão ser utilizados.
  

      A obra A Estrelinha Pálida, na sua aparente leveza e simplicidade, aborda a temática muito séria da busca da felicidade e do lugar que cada um ocupa no mundo. A estrelinha Pálida anda à procura do seu brilho. Após mil aventuras, acaba por encontrá-lo no seio de uma família simples que a acolhe.


     A dramatização dessa obra foi do agrado geral. Foi a primeira apresentação pública efectuada pela turma. Todos os alunos foram envolvidos de uma forma ou de outra na representação da obra: uns como actores, outros com a composição dos cenários em computador, outros ainda elaborando os convites, folhetos e cartazes. Após horas e horas de dedicação, de repetição, de treino, de pesquisa, de angústia, de desânimo ou de exaltação, pode dizer-se que, no dia 3 de Maio, os alunos da Turma do 7ºC também encontraram o seu brilho, quando o Pedro Seromenho, visivelmente emocionado pelo seu trabalho, subiu ao palco e agradeceu à turma a bela representação.


    De seguida, Pedro Seromenho apresentou a sua já significativa obra, de uma forma que cativou a assistência. Proporcionou-nos uma viagem dinâmica, viva, fantástica, erudita por vezes, pelo mundo da fantasia e da magia da linha, do traço, das palavras, do humor, das histórias e da cor.
     Por fim, ainda antes de autografar de forma original cada livro adquirido, Pedro Seromenho elaborou um magnífico desenho, com base em sugestões apresentadas pelos alunos. Esse desenho está exposto na Biblioteca.

     Da parte da tarde, de novo num auditório completamente cheio, desta vez com o apoio da colega Bibliotecária do Pré-escolar e do 1º Ciclo, Suzana Marquês, o Pedro Seromenho voltou a espalhar encanto, magia e boa disposição pelo auditório, para alunos do 1º ciclo, que se deslocaram ao auditório da escola sede, acompanhados pelos seus professores.


       Pedro Seromenho  voltou a compor um desenho magnífico, com base em sugestões apresentadas pelos alunos.
Deslumbrados com a evidência do seu talento, Pedro Seromenho ao terminar cada uma das sessões, despertou nos alunos a vontade de desenhar, de criar, de ler. Deixou saudades. 


     Por isso, ficou desde já agendada para o próximo mês de Outubro, nova visita para apresentar à nossa comunidade educativa o seu novo livro. 



    Que dizer mais? Daqui a seis meses, teremos novamente o auditório esgotado, para receber Pedro Seromenho. Para receber Pedro Seromenho?... Fantástico!
 
                                                                                                                                  Capitão Kispo 

Sem comentários:

Enviar um comentário