sexta-feira, outubro 28, 2011

O FASCÍNIO DO ORIGAMI


     Eis um belo e interessante site, Origami Club, que nos apresenta a nossa colega professora de Matemática, Fernanda Duque. Está em Inglês, mas vale mesmo a pena lá dar uma vista de olhos. Basta para tal clicar aqui.



      A mesma professora também aconselha um site brasileiro, Como Fazer Origami, dedicado ao tema. Para conhecê-lo, basta clicar aqui. 


Criatividade em origami 

Já agora...


Eis a definição apresentada na Wikipédia relativa ao origami:

   
     Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
     O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.).
     Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

Fonte:
   
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

Obrigado, Fernanda!

Sem comentários:

Enviar um comentário