sexta-feira, agosto 06, 2010

6 de Agosto de 1945: uma terrível manhã em Hiroshima

     
     6 de Agosto de 1945, em Hiroshima o  tempo está claro, a atmosfera tonificante.  Até então a cidade japonesa nunca foi ameaçada realmente pelos bombardeamentos destes anos de guerra. Há alvos mais estratégicos ou mais importantes. A cidade que conta meio milhão de habitantes, está situada longe de Tóquio, demasiado longe talvez para apresentar um grande interesse aos olhos dos militares americanos.  

     No entanto, neste fatídico dia 6 de Agosto, imediatamente após as 7 h, as sirenes tocam quando se aproxima um B-29. Saber-se-á mais tarde que estava em missão de observação meteorológica. Fim de alerta meia hora depois. Imediatamente após as 8 h, um outro B-29 fará o seu aparecimento no céu de Hiroshima, mas ninguém poderá observar um pequeno ponto preto que se destacou do B-29, o Enola Gay, enquanto o aparelho começava a virar em sentido contrário. Cinquenta e três segundos depois , a primeira bomba atómica, baptizada Little Boy explode a quase 600 metros sobre Hiroshima.


    Ao relâmpago nuclear, seguir-se-á o sinistro cogumelo que subirá a mais de 10.000 metros de altitude, num ruído de fim do mundo. Hiroshima acaba de viver a sua última manhã. Toda a cidade  desapareceu. Little boy, a bomba que destruiu Hiroshima a 6 de Agosto de 1945 às 8h15, provocou a morte imediata de cerca de 100.000 pessoas. 100.000 outras desaparecerão nos cinco anos seguintes, na sequência de queimaduras, feridas ou em consequência das radiações.




     Hoje, sessenta e cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, ainda há pessoas que morrem no Japão por causa das radiações nucleares…     

                                          Hiroshima hoje

              Vista actual de Hiroshima

     Em Nagasaki, uma outra bomba ,Fat man, matou 40.000 pessoas.Como é que foi escolhida a cidade de Nagasaki ?  Três dias após o sucesso de Hiroshima, o presidente Truman dá a ordem de lançar uma segunda bomba atómica sobre o Japão.


     O alvo visado é a cidade de Kokura, hoje Kitakyushu, na ilha Kyushu no extremo ao sudoeste do Japão. Mas o B-29 que vai participar nesta segunda missão vai sofrer uma série de desaires incríveis. Nesse dia o céu está nublado. A cobertura nebulosa espessa não autoriza a menor visibilidade. Além disso, os bombardeiros americanos cruzam-se com uma verdadeira tempestade. Seguidamente, ocorre uma avaria de rádio.


     É impossível regressar à base de Tinian no Pacífico com Fat man a bordo, uma bomba atómica de várias toneladas no porão e que, além disso, está activada. O tempo perdido em operações de voo e investigações do alvo consumiu demasiado querosene: é necessário lançar a bomba Fat man para aligeirar o aparelho antes que o B-29 se esmaga no mar. Subitamente durante o regresso, uma abertura nas nuvens deixa aparecer estradas, algumas casas, e em breve toda  uma cidade. Durante alguns momentos, a tripulação concerta-se e toma uma decisão unânime. Em Nagasaki, são exactamente 11h01... 

                                         Nagasaki actual

Sem comentários:

Enviar um comentário