terça-feira, junho 16, 2020

ELOGIO DA PACIÊNCIA...

 E viver é não se resignar.
Albert Camus


O mundo anda de máscara (para quem as consegue obter!). Imperadora do medo, a invisível covid-19 reina num mundo que já mesmo antes dela tinha de enfrentar tantas outras doenças e ameaças.


Face à nova doença, o mundo tenta proteger-se. O mundo resiste. Viver é isso mesmo: resistir, como bem o expressou o genial, íntegro, desencantado humanista, jornalista, escritor e filósofo francês nascido na Argélia, Albert Camus. Não foi por acaso que o tenebroso Jean-Paul Sartre organizou contra ele uma campanha difamatória e execrável. Nos anos 60, Albert Camus apreendeu, antes de muitos,  os horrores perpetrados em nome do comunismo  no mundo. Criticou todos os excessos. Sartre não lhe perdoou.
Ameaçados por uma grave crise sanitária, aprendemos a resistir, a lutar contra a adversidade, contra um vírus que pôs em causa o nosso estilo de vida.O mundo organizou-se para uma luta que, até agora, só as páginas dos livros de História, os romances e os filmes contavam.
No início de 2020, de repente, realizámos que também nós fazemos parte da história das grandes epidemias e pandemias da História. 


O mundo parou. Mais ou menos. Abrandou é talvez um termo mais certo. Até março de 2020, a comunidade humana vivia no êxtase da mobilidade e da deslocação rápida e cómoda, propiciada pelos modernos meios de transporte. Contudo, em poucos meses, o ritmo das nossas existências abrandou, a humanidade teve de (re)aprender um valor, uma virtude, algo esquecida: a paciência.
Diferimos compras, aquisições, adiamos sonhos de viagens, de descobertas, de encontros. O mundo era abertura; tornou-se fechamento, isolamento, solidão.
Abrandamos o ritmo das nossas vidas. Descobrimos que, afinal, temos de ter tempo para os que nos são próximos, tempo para nós também. A vida é tempo que passa. Sentimos cada minuto desse tempo.

Nestes meses longos e lentos em que vivemos confinados nas nossas residências, descobrimos que temos capacidade e força de vontade suficiente para resistir à satisfação imediata, ao impulso súbito. 
Descobrimos que temos a capacidade de esperar, de resistir. 
Descobrimos que somos capazes de suportar dificuldades, incómodos, incertezas, intranquilidade, apesar do ambiente adverso, das contrariedades, das angústias, dos medos, sem perder a calma e a racionalidade. É difícil, mas conseguimos. Somos resistentes. Somos resilientes.
Descobrimos que somos capazes de sofrer no presente, enquanto esperamos dias futuros que pintamos de encontros, de felicidade e de momentos de convívio, de risos, de abraços tão desesperadamente adiados.
Somos pacientes. Somos capazes de nos projetar no futuro melhor, ue acabará mais dia menos dia, por chegar. Sim, somos pacientes. 
Ser paciente não significa estar parado na calmaria do presente, mas antes estar a olhar ativamente para o futuro, a caminhar mentalmente para ele. A paciência é um caminho que se faz interiormente.
Descobrimos que somos pacientes. No coração de quem espera, há sempre um fio por mais frágil que seja de otimismo.

Origem da palavra paciência 

"Proviene del latín «patientia», que deriva del verbo «pati», que significa sufrir, lo cual se relaciona con que para esta actitud, para esperar hay que padecer, y se hace con la conciencia de que el beneficio llegará sin importar su origen. Aquí se tiene en cuenta que el participio patiens se vincula al castellano con la palabra paciente, con el siginificado de «el que sufre» y que directamente se refiere a quienes se hacen tratar en hospitales por ejemplo."




A paciência é uma atitude positiva, a capacidade de sofrer na expectativa de melhores dias. 
Do mesmo modo o doente, "o paciente", é aquele que está a passar por momentos, dias, meses de sofrimento e de dor, na esperança de uma cura, de uma plena recuperação, do reencontro com dias felizes. 
Assim, a paciência é algo de dinâmico, a paciência é um caminho que se faz. 

Para todos os doentes, "os pacientes" atualmente internados nos hospitais ( e a uma muito em particular) o Capitão Kispo dedica esta belíssima canção interpretada, em confinamento, por Norah Jones e que se intitula precisamente  "Patience", uma canção original do  grupo Guns and Roses
Sim, vamos ter paciência, porque melhores dias virão. 
Todos acreditamos que estamos a caminhar, passo a passo, para dias melhores...


O que de belo se disse sobre a paciência...

 A paciência é amarga, mas o seu fruto é doce. Jean-Jacques Rousseau

 Para quem sabe esperar, tudo vem a tempo. Clément Marot

 A paciência não é senão uma energia. George Sand

 O paciente resistirá até ao momento oportuno, mas depois a alegria brotará para ele. Bíblia

 A paciência é a capacidade de ser mais forte do que a adversidade que se arrasta no tempo. Não é só esperança, é fazer tudo o que é necessário para que ela se cumpra. Não basta vontade. É preciso firmeza. José Luís Nunes Martins

Tenho paciência e penso: todo o mal traz consigo algum bem. Beethoven

A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente. Leonardo da Vinci

Paciência não é passividade; é vigor sem ansiedade. Witness Lee

Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva. Jean de La Fontaine

Em minhas preces de todo dia, sempre peço coragem e paciência. Coragem para continuar superando as dificuldades do caminho naqueles que não me compreendem. E paciência, para não me entregar ao desânimo diante das minhas fraquezas! Chico Xavier

Com amor e paciência, nada é impossível. Disaku Ikeda

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. John Adams

Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência... Sempre. Herman Hesse

Se cada dia cai. Se cada dia cai, dentro de cada noite, há um poço onde a claridade está presa. Há que sentar-se na beira do poço da sombra e pescar luz caída com paciência. Pablo Neruda

Se somos calmos e pacientes, encontraremos não só a nós mesmos, mas também a nossa, alma e, com essa, Deus. Padre Pio

Paciência é uma coragem mais rara que aquela a que se chama valentia. Ramón de Campoamaor
E, por fim, uma citação de um dos dois ou três maiores escritores da história da literatura:

O paciente é o mais forte. Victor Hugo

Muito que pensar, com muita paciência...
Capitão Kispo

Sem comentários:

Enviar um comentário