quarta-feira, outubro 14, 2015

NASCENTE DE MAGIA INUNDOU A BIBLIOTECA


No dia 7 de outubro, o escritor e ilustrador bracarense Pedro Seromenho deslocou-se ao agrupamento de escolas Nuno de Santa Maria para pintar o dia de magia.



Como é sabido, Pedro Seromenho está direta e pessoalmente ligado à nossa cidade templária desde 2013, ano em que aceitou o convite para ser o padrinho da biblioteca da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira.


Por isso se compreende que a receção efetuada pela diretora do agrupamento, Dr.ª Maria Celeste Sousa, acompanhada pelos professores bibliotecários e diversos membros da comunidade educativa tenha sido particularmente calorosa. Com efeito, a presença de Pedro Seromenho em Tomar representou sobretudo um encontro de amigos, que partilham de forma entusiasta o gosto pelos livros, pela leitura e pela arte de contar histórias.


Ao longo de três sessões de cerca de hora e meia cada uma que efetuou, perante assistências muito diversas, Pedro Seromenho voltou a criar momentos de invulgar comunhão, transportando os presentes para um mundo de fantasia, graças ao seu extraordinário talento de comunicador e de artista multifacetado.


Da parte da manhã, Pedro Seromenho efetuou uma palestra direcionada aos alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira. Se é verdade que encantou a assistência recordando os principais marcos da sua já vasta obra e apresentando, de uma forma muito pessoal e emotiva, o seu último livro publicado, As Gravatas do meu Pai (2014), Pedro Seromenho soube despertar a atenção dos presentes, ao enunciar preciosos conselhos que não ficaram em sacos rotos. 





Assim, salientou a importância de um empenho continuado e de um trabalho persistente, atitudes que segundo ele nos permitem concretizar um dia os sonhos de juventude; referiu a importância da leitura, para ter acesso a outros imaginários e desenvolver o conhecimento dos outros e do mundo e frisou a importância, a nível profissional, de fazermos apaixonadamente aquilo que de que gostamos para ambicionarmos sermos bem-sucedidos no caminho e na área escolhidos.


Seguidamente, Pedro Seromenho dinamizou um Workshop de ilustração destinado aos alunos da Escola Secundária Santa Maria do Olival.


Por fim, Pedro Seromenho efetuou uma palestra para os alunos do 1º ciclo da Escola EB1 Santo António e do JI/EB1 Raúl Lopes. Os alunos viajaram pelo mundo da imaginação, embarcados num foguetão desenhado por Pedro Seromenho, usaram gravatas imaginárias e cruzaram animais estranhos expressamente proibidos de conduzir.


A abrangência dos públicos aos quais se dirigiu Pedro Seromenho nas três sessões que dinamizou é bem reveladora da sua capacidade comunicativa e da empatia que a sua arte, o seu talento e o seu valor como ser humano despertam.




De notar que Pedro Seromenho participou na seleção dos trabalhos premiados no âmbito do concurso “As Gravatas Emocionais”. A escolha foi muito difícil! Aqui deixamos os nomes dos autores dos cinco trabalhos premiados: Tânia Du, 6º G; Laura Azevedo, 6º B; Inês Ribeiro, 5º F; Beatriz Costa, 6º B e Mariana Ribeiro, 6ºG.



              Pedro Seromenho deixou saudades, claro, só atenuadas pela promessa de depressa voltar a Tomar para apresentar o seu novo livro, que não tardará a ver a luz do dia, brotando de uma nascente mágica, a imaginação deste grande talento luso da literatura infantojuvenil. Certas gravatas parecem longas lágrimas...



              Até breve, Pedro!


Sem comentários:

Enviar um comentário