Em Portugal, o Halloween ocorre imediatamente antes da celebração do Dia de Todos os Santos (1 de novembro), em que se honram todos os santos e mártires, e do Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Finados (2 de novembro), em que se lembram os entes queridos que já partiram.
Estas comemorações relacionam-se com uma antiga tradição de algumas zonas
do nosso país, o Pão por Deus – que tem alguma afinidade com o
Halloween, na medida em que se realizavam peditórios para obter alimentos e
fazer oferendas para homenagear os mortos.
Atualmente, o Halloween é celebrado um pouco por toda a Europa e Portugal
não é exceção.
Paula Duarte - Agenda do 1.º Ciclo
Pão por Deus
Segundo a tradição, em Portugal, no dia de Todos os Santos assinalado a 1 de Novembro, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta. Na Galiza o peditório tem o nome de migalho (migallo).
Ao mesmo tempo recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano.
O Pão Por Deus é uma tradição bem portuguesa, que poderá ter raízes partilhadas com agora a mais moderna celebração do Halloween, ‘importada’ de terras americanas.
Na sua génese, ambas terão origens pagãs, quando as oferendas aos mortos eram comuns em diversas culturas pagãs, incluindo as celtas que habitaram o que é hoje Portugal.
https://diariodistrito.pt/tradicao-pao-por-deus-em-dia-de-todos-os-santos/
Sem comentários:
Enviar um comentário