Desde 2009, os países que integram a CPLP haviam estabelecido o 5 de maio como data para celebrar a língua e a cultura portuguesa.
Em 2019, a UNESCO decidiu alargar o âmbito dessa celebração, instituindo o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O português é
falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7%
da população mundial. Ocupa o sexto lugar no ranking das línguas mais faladas no mundo.
Quer Audrey Azouley, diretora geral da UNESCO, quer o secretário geral da ONU, António Guterres, manifestaram o seu regozijo na página da UNESCO.
Deixamos aqui a intervenção efetuada pelo luso António Guterres:
O primeiro Dia
Mundial da Língua Portuguesa decorre em plena pandemia mundial covid-19. Por isso, foram encontradas novas formas de celebração. Esta terça-feira tem lugar uma cerimónia
e um concerto online em que participam personalidades lusófonas do mundo da política, do universo das letras e da música, e ainda do planeta do desporto unidos na pátria da língua portuguesa.
O português é hoje a língua materna de milhões de pessoas espalhadas por países tais distantes e diversos como o Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.
É não só a língua do Pe António Vieira, de Camões, Florbela Espanca e Fernando Pessoa, de Eça e Saramago, como também a língua de Machado de Assis, Jorge Amado ou Mia Couto. Em português se dança o kuduro e se canta o Fado e o Samba. Em português bem nos entendemos e convivemos!
Para celebrar este dia em que se festeja a língua portuguesa, o Capitão propõe-vos recordar João Gilberto, que nos deixou (saudades) em 6 de julho de 2019. A mítica Garota de Ipanema, com Stan Getz. Canção aberta ao mar e ao mundo, como a nossa língua...
Sem comentários:
Enviar um comentário