quinta-feira, outubro 28, 2010

PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2010 - Mário Vargas Llosa

     
       No início do mês de Outubro, a Academia Sueca decidiu galardoar Mario Vargas Llosa com o Prémio Nobel da Literatura 2010. O romancista peruano já havia sido apontado como um dos merecedores deste prémio e, pelos vistos, este ano o júri concordou.
      Mario Vargas Llosa nasceu a 28 de Março de 1936, em Arequipa, Peru. Com o divórcio dos pais, cresceu com a a mãe e avô na Bolívia.
      Da sua vasta e conhecida obra constam Conversa na Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Festa do Bode, Os Chefes e ainda o ensaio García Márquez: Historia de un Deicidio.


PARA SABER MAIS CLIQUE  AQUI


CITAÇÃO DE MÁRIO VARGAS LlOSA:

"A literatura não é algo que nos faça felizes, mas ajuda-nos a defendermo-nos da infelicidade."


UM POEMA:


POEMA PARA A EXORCISTA


A minha vida aparece sem condão e
monótona
aos que me vêem
no trabalho árduo da oficina
em manhãs apuradas.
A verdade é muito distinta.
Cada noite eu saio e discuto
contra um espírito malévolo
que, se valendo de
máscaras - cão, grilo,
nuvem, chuva, vagabundo,
ladrão - trata de
se infiltrar na cidade
para estragar a vida humana
semeando
a discórdia.
Apesar dos seus disfarces
sempre a descubro
e a espanto.
Nunca conseguiu enganar-me
nem vencer-me.
Graças a mim, nesta cidade
ainda é possível
a felicidade.
Mas os combates nocturnos
deixam-me exausta e ferida.
E para compensar a minha
guerra contra o inimigo,
peço uns restos
de afecto e de amizade.


Mario Vargas Llosa
inédito
Nova Iorque
novembro de 2001

versão de Pedro Calouste

Sem comentários:

Enviar um comentário