segunda-feira, novembro 10, 2014

1914- 2014: O CENTENÁRIO INFERNAL





Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno.

Gen. William T. Sherman 

Agosto de 1914 sorria, como tantos outros meses de agosto.

Os campos da "doce França" anunciavam promessas de boas colheitas.

Em França, a maioria dos homens eram camponenses e operários. Entregues ao duro trabalho dos campos ou das fábricas, quantos poderiam imaginar que todos os que tinham entre 20 e 48 anos seriam, nesse mesmo mês, mobilizados para enfrentar uma velha nação inimiga, a Alemanha? Muito poucos certamente...

No início do século XX, a Europa era um lugar de prosperidade, onde diversos países tinham atingido um grau de desenvolvimento tecnológico incrível, graças aos seus cientistas. Mas ambém nos domínios das artes, na pintura, na literatura, no cinema, na música, a Europa irradiava civilização, sendo um local do mundo invejado. Mas sob o manto do progresso tecnológico e da criatividade artística, escondiam-se o ressentimento, a vontade de dominar o mundo, a ânsia nacionalista, o ódio ao outro, a exaltação nacionalista...

A 4 de agosto de 1914, começaria um dos mais terríveis conflitos da história da Humanidade. Em 2014, assinala-se precisamente o centenário desse terrível e abominável conflito que fez vários milhões de mortos, de feridos e dedesaparecidos, entre soldados e civis.

E Portugal tanbém não foi poupado, uma vez que teve uma participação direta na Primeira Guerra Mundial, tendo o sangue luso sido vertido nos campos da região das Flandres, na Bélgica.

O Mundo nunca mais seria o mesmo...

A tua Biblioteca  vai comemorar esse sangrento conflito organizando, em colaboração com os pro fessores de História, nomeadamente a professora Flor Guerra, diversas atividades ao longo desta semana.

Vale a pena ver a seguinte apresentação que evoca as causas, as características e as consequências desse devastador e cruel conflito.




Sem comentários:

Enviar um comentário