terça-feira, janeiro 12, 2016

SEMANA DA LEITURA 2016




     ELOS de LEITURA ou seja, o livro como elemento de ligação entre as pessoas, os povos... bela temática para mais uma boa iniciativa em defesa e reconhecimento da leitura.

     Assim, já é conhecido o lema promulgado para a 10ª edição da Semana da Leitura que terá lugar de 14 a 18 de março de 2016, conforme informação disponível no site do Plano Nacional de Leitura e que de seguida transcrevemos:

     Na 10ª edição da Semana da Leitura, convidam-se as escolas a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS de Leitura.

   Semana da Leitura 2016

   Nesta edição da Semana da Leitura, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

    Entre 14 e 18 de março de 2016, desafiam-se, mais uma vez, as escolas a fazerem a festa do livro e da leitura. Esta iniciativa tem-se revelado um importante contributo para  estimular o gosto pela leitura junto das crianças e dos jovens que frequentam as nossas escolas, marcando, simultaneamente, a sua presença junto da população em geral, quer pela aproximação das escolas às suas comunidades, quer pela intervenção conjugada de bibliotecas públicas e de diferentes entidades da sociedade civil que, voluntariamente, se associam a esta celebração anual.  A Semana da Leitura surge, pois, como uma grande festa, que envolve não só escolas e encarregados de educação, mas também autarquias, empresas, assim como escritores, artistas, jornalistas, atores ou individualidades públicas, que desenvolvem atividades de leitura junto das populações, ultrapassando-se em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público, que se torna espaço de festa onde nascem e se cimentam “ELOS de LEITURA”.

  No âmbito da Semana da Leitura, será promovido um Concurso que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular da leitura, que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na temática ELOS de LEITURA.


Sem comentários:

Enviar um comentário