quinta-feira, janeiro 28, 2016

UMA DATA DE GRANDE SIGNIFICADO


  4 de fevereiro - DIA MUNDIAL DO CANCRO : data de grande significado na Biblioteca "Pedro Seromenho", apesar de o nome escolhido não seja do inteiro agrado do autor deste post. Com efeito, creio que a designação mais certa, mais rente ao osso se assim quiserem, seria DIA MUNDIAL DA LUTA ou DO COMBATE CONTRA O CANCRO. Mais ênfase no combate ao cancro e menos ao dito. Mais relevo à ação humana para vencer o cancro e menos ao dito. Mas, claro, são apenas detalhes. 

  O  que é verdadeiramente importante é chamar a atenção para esta doença proteiforme, muitas vezes silenciosa, algo misteriosa ainda, que não escolhe idades e que fere tanta gente  com dor, sofrimento e morte, ainda em demasiados situações, apesar de os esforços e conquistas da ciência.



    É por isso fundamental investir na informação junto sobretudo dos mais novos para que adquiram o mais cedo possivel hábitos de vida saudáveis, equilibrados, ativos. Como em muitas outras coisas da vida, a prevenção é um passo essencial no caminho da vitória.

   Eis a informação disponibilizada no site da LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO relativa a esta efeméride:

DIA MUNDIAL DO CANCRO
O Dia Mundial do Cancro comemora-se a 4 de fevereiro, numa iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro). A UICC é uma rede de cooperação internacional, composta por diferentes membros e organizações, que contribui com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de projetos internacionais.
O Dia Mundial do Cancro é um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. Constitui a oportunidade ideal para colocar a palavra cancro, no vocabulário das pessoas e dos media.
Tal como o cancro nos afeta, a todos, de diferentes maneiras, todos temos o poder de agir para reduzir o impacto que o cancro tem sobre as pessoas, famílias e comunidades. Assim, o Dia Mundial do Cancro é uma oportunidade para refletir e para agir! E cada um pode fazer a diferença.
PORQUÊ?
Simplesmente porque a incidência de cancro tende a aumentar. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção, prevenção e tratamento.
Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento, os menos equipados para lidar com o impacto social e económico da doença.
O slogan [do ano de 2016] "NÓS PODEMOS, EU POSSO" pretende explorar como individual e coletivamente podemos agir na luta contra o cancro.

   Eis um gesto smples para apoiar a Liga e ajudá-la a ajudar quem mais precisa:

  DOE GRATUITAMENTE 0,5% do seu IRS À LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

  Ao preencher a sua declaração de IRS, indique o número de contribuinte da Liga (NIF) 

   - 500 967 768 - no quadro 9 do anexo H.

 Unidos somos mais fortes.

 
Para saber mais sobre o cancro



Sem comentários:

Enviar um comentário