quarta-feira, março 16, 2016

NÃO SÃO PALAVRAS VÃS...



Hoje, dia 16 de março, num dinâmico, magnífico, interessante e interativo espetáculo realizado pelas 10h30 no auditório da EBDNAP,  os nossos  alunos demonstraram uma vez mais que a juventude é generosa e altruísta.
Num mundo que, infelizmente, parece cada vez mais marcado pelo egoísmo, pela violência e pela xenofobia, ao evocarem a vida e a ação de jovens pouco mais velhos do que eles, Anne Frank, Malala Yousafzai e Joshua Wang, ao cantarem os valores da paz, da educação e da liberdade, ao prestarem testemunho da sua ação cívica no seio da comunidade, por exemplo como acólito ou como escuteiro, ao ouvirem, através da D. Luísa Moreira, exemplos de gestos solidários que diariamente são testemunhados na biblioteca da escola - o apoio a alunos pelos seus pares, nos computadores, nos trabalhos de casa, no esclarecimento de dúvidas, na integração dos mais novos no contexto escolar - os  alunos presentes ora atores,  cantores, palestrantes, ora espetadores atentos, demonstraram que palavras como solidariedade, tolerância, voluntariado, serviço não são palavras vãs, palavras gastas, porque a esperança e a vontade de construir um mundo mais justo, solidário e tolerante permanecem intactas e fortes no espírito dos mais jovens.
Como muitíssimo bem referiu a diretora do agrupamento, a Dr.ª Celeste Sousa, este espetáculo feito pelos e para os alunos teve tanto de lúdico como de didático e de edificante.
O acesso à cultura, a apresentação, a vivência e a partilha de valores nos quais acreditamos não tem de ser necessariamente uma chatice. Muito pelo contrário, como hoje ficou bem demonstrado, uma experiência cultural multifacetada, diversa, viva pode ser um momento privilegiado de comunhão, de emoção e de aprendizagem humanamente enriquecedor.
É óbvio que a concretização e a organização de tal espetáculo, quer pelo número de turmas envolvidas, quer pela grande diversidade  de atividades propostas requereram um enorme empenho, quer por parte dos professores que se associaram para levar esta sessão a bom porto, quer pelo empenho dos alunos nas várias atuações efetuadas. Estão, por isso, todos de parabéns por este magnífico espetáculo! São educadores e jovens como eles que fazem a diferença, parafraseando o título do espetáculo de hoje.
Aqui fica, portanto, um desafio para novamente nos reencontrarmos no próximo ano letivo, para voltar a celebrar os DIAS DA SOLIDARIEDADE, DA TOLERÂNCIA E DO VOLUNTARIADO, naquela que será a 6ª edição desta iniciativa promovida pela biblioteca escolar, com o apoio nunca negado de vários professores e funcionários e a adesão de alunos de várias turmas que teimam em fazer a diferença, na construção de uma sociedade mais humana, tolerante, justa e democrática.
Assim, vale a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário