quinta-feira, maio 13, 2010

NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA




     Neste espaço, vão ser divulgadas as novas aquisições efectuadas pela biblioteca da escola sede. Será a montra onde poderão ser vistos os livros, os DVDs, os CDRoms etc., que vão pouco a pouco enriquecendo o acervo da  biblioteca escolar.

   Há várias maneiras para conseguir promover o enriquecimento do fundo documental da biblioteca:

_ verba atribuída pela RBE;
_verba conseguida através da escola;
_ atribuição de livros no âmbito do Plano Nacional de Leitura;
_ apoio directo efectuado pela Câmara Municipal de Tomar;
_atribuição de documentos, por exemplo por Editoras ou livrarias (aquando da realização de Feiras do Livros na escola/agrupamento, de acordo com uma percentagem sobre as vendas realizadas);
_ofertas à biblioteca por parte de elementos da comunidade educativa (docentes, Encarregados de Educação, Associação de Pais etc...). Todos os livros, DVDs ou CDRoms adequados aos nossos alunos são bem-vindos, especialmente os livros de literatura infanto-juvenil e os álbuns de banda desenhada!


     O fundo documental é actualizado tendo em conta as necessidades de desenvolvimento da colecção e também de acordo com sugestões de aquisição que são apresentadas pelos utilizadores (alunos, professores, assistentes operacionais...). Boas leituras!


AQUISIÇÕES EFECTUADAS EM ABRIL DE 2010

1. ROMANCES

Título: O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4
Autora: Sue Townsend
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 164
Editor: Difel
ISBN: 9789722907491
Colecção: Literatura Estrangeira


Sinopse:

Adrian Mole é um adolescente com as preocupações existenciais de um adolescente: borbulhas; o corpo a crescer em sítios inesperados (inesperadamente); a cabeça a pedir explicações para todos os factos da vida; os factos da vida a fazerem «fintas» à cabeça; o desejo de fazer versos; o amor pela grande literatura universal; a paixão pela mulher-menina amada.
Quando Adrian Mole inicia o seu diário ele tem 13 anos e três quartos. Quando o acaba tem quinze anos completos. Pelo caminho fica o registo emocionante, inocente, engraçado e, quando calha, desesperado, do dia a dia de um rapazinho dividido e multiplicado entre e pelos pais (com uma tendência danada para se separarem e embriagarem...), a namorada, os professores, os amigos (entre 14 e 90 anos), a avó, o cão, os pais dos amigos, os vizinhos e o mundo em geral. Sue Townsend conseguiu escrever um livrinho tão perturbante que pode rivalizar, como disse Jilly Cooper, com esse outro livro de culto que tem por título À Espera no Centeio (The Catcher in the Rye), de J. D. Salinger (Difel, 2005).
_______________________________


Título: Mistério em Connellsville
Autora: Beatriz Neves Barroca
Editora: Papiro Editora
Edição: Dezembro de 2009
Preço: 11€

O livro relata a história de uma rapariga, Magnólia, que vivia em S. Francisco, na Califórnia e se muda para a Pensilvânia, Connellsville. Lá, ela depara-se com estranhos desaparecimentos de raparigas da sua escola e começa a investigar.


Sinopse

"Acordei agitada e minutos depois o despertador tocou. Tinha tido um pesadelo. Sonhei que estava na escola vazia e que um homem encapuzado levava uma rapariga. Eu via-os mas eles não me viam a mim. Era como se fosse um filme. "Andas demasiado envolvida neste assunto..." pensei, censurando-me. (...) Esboçámos um aceno e fomos para o carro. Abri a porta e sentei-me no banco. Estremeci e a memória do sonho dessa noite assaltou-me com um flash."

____________________________

Título: 900 História de um Rei
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Opera Omnia, Unipessoal, Lda
Edição: Dezembro de 2009
Páginas: 130
ISBN: 9789899573253
Preço: 11,88€

O livro evoca a história do rei  D. Afonso Henriques.



___________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário