sexta-feira, novembro 12, 2010

O MEU AMIGO LIVRO

UM LIVRO É UMA FONTE DE DESCOBERTA, INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E PARTILHA

     Nas Bibliotecas Escolares, há  livros de entretenimento, de pesquisa, de consulta, livros com asas que nos levam para mundos fantásticos, livros lidos e relidos. Livros com gargalhadas, livros com cara triste. Livros partilhados, usados, mas vivos, prontos para serem lidos ou devorados.




     Uma vez aberto, um livro oferece-te fielmente, tudo o que nele se encontra. Por isso é importante termos alguns cuidados muito simples, com o seu manuseamento. Por exemplo:

1. Ao pegar num livro, ter o cuidado de pegar nele fechado.

2. Nunca pegar num livrinho apenas por uma das capas. Coitado!



3. Não abrir um livro dobrando-o a 360º, porque desse modo corre-se o risco de provocar a separação do miolo da lombada. (Para ver o triste resultado, observa alguns aleijadinhos livros de Banda Desenhada da tua Biblioteca...)

4. Não é nada aconselhável folhear um livro com os dedos húmidos, visto que assim fazendo sujamos as páginas que podem até rasgar-se.

5. Devemos também ter cuidado para não dobrar as folhas ou as capas, pois os livros são seres frágeis!

6. Que dizer da ligação entre um livro e uma esferográfica? Hum... não funciona mesmo nada bem: não se deve riscar as páginas de um livro.

7. Os livros contêm informação preciosa. Por vezes, é preciso tirar uma fotocópia de uma página que para nós é muito importante. Nesses casos, é conveniente abrir o livro devagar, para proteger a lombada.



8. Por fim, não rasgues as páginas dos livros. Todas elas são importantes. Basta faltar uma folha num livro para parecer que nos falta qualquer coisa de essencial. Sem elas o livro fica sem memória e o leitor sem história...

     Ao cuidares bem do livro que lês, permitirás que outros leitores partilhem o prazer que tiveste ao ler uma história, ao descobrir uma frase, ao perceber algo que ainda não sabias.
     Um livro é um pouco de vida, de magia, de aventura e de sonho que passa de mão em mão. Alguns livros até passam de geração em geração. Imagina então todos os cuidados que foram necessários para que alguns livros antigos chegassem até nós. Pois é, foram tratados por mãos muito, muito cuidadosas!
 
 
       Seguindo estes conselhos farás certamente boas leituras e permitirás aos teus amigos leitores fazerem, também eles, boas leituras. Se és amigo dos livros, trata os livros como um amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário