quinta-feira, abril 21, 2016

VER OS BENEFÍCIOS DA LEITURA





     Muito se fala nos benefícios da leitura... Mas poder vê-los, num magnífico e fantástico documento infográfico, produzido por Raphael Lysander tem um sabor muito especial.


    O que aprendemos consultando este recurso? A leitura reduz o stress 700% mais do que jogos de vídeo, aumenta a empatia e contribui para o desenvolvimento dos cérebros das crianças. Mais exemplos? Os leitores têm mais hipóteses de vir a possuir uma casa, são menos propensos a se divorciar e, geralmente, têm melhores salários.


   O documento de Raphael Lysander pode ser consultado na íntegra aqui. É pena que esteja em inglês, mas tal não deverá representar um problema para os excelentes leitores deste Blogue. Para quem, como o Capitão Kispo prefere ler em francês, basta clicar aqui.

   
   E, já agora, como ler? Em que suporte? Digital ou papel?

  Foi para tentar apresentar de forma clara, o modo de utilização de dispositivos digitais que permitem ler livros eletrónicos, que o professor Hugo Vaz foi convidado pelos membros do "Clube de Leitura" para apresentar sucintamente o funcionamento do ereader Kobo de que a biblioteca dispõe. Tal iniciativa foi também uma maneira de incentivar a reflexão sobre as vantagens e as desvantagens da leitura em suporte papel e suporte digital; o preço dos livros em papel e dos ebooks; os vários modos de leitura em ecrã.


  Os membros do "Clube de Leitura" aderiram ao debate que se gerou, e manifestaram  a sua preferência quase unânime pelo livro em suporte papel.
  Dada a importância que esta sessão sobre Leituras em Ecrãs teve e, sobretudo, na reflexão sobre os modernos modos de leitura que esta motivou, parece-nos interessante promover várias sessões deste tipo ao longo do próximo ano letivo, a fim de divulgar, promover e democratizar a leitura de ebooks.


  Para tal, encontra-se em fase de elaboração o Regulamento de empréstimo de dispositivos digitais que permitirá enquadrar formas de leitura digital no espaço da biblioteca, mas também no próprio contexto da sala de aula, para os docentes que assim o pretendam. Pretende-se que o mesmo esteja concluído ainda no decorrer do 3º período.

     Belas leituras nos aguardam, muito certamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário