terça-feira, abril 26, 2011

MAIA EM ABRIL



     No dia 25 de Abril, na cidade de Santarém, respira-se um ar mais puro. Sabe a liberdade. No centro da cidade, a caminho de Lisboa, o capitão honrado, o grande Salgueiro Maia, olha-nos com uma calma enorme.
     Ele sabia que a vida democrática não se alcançaria com facilidade. É preciso aprender a sermos livres, a respeitar a liberdade dos outros. A aprendizagem da liberdade é uma tarefa árdua. A aprendizagem da democracia, ainda mais. Continuamos a aprender. Cometemos erros. Temos de participar mais na vida  do nosso país. É preciso intervir, agir. A liberdade é exigente, porque implica responsabilidade e intervenção cívica.
    Temos, é certo, crises de confiança. Há momentos de dúvida e de hesitação. Sentimos na pele dificuldades. É preciso lutar, trabalhar, evoluir. Mas somos livres, e o nosso destino enquanto país está nas nossas mãos. Sem medo do futuro, temos de saber defender os nossos pontos de vista, sobretudo nos momentos como este, de maior crise e dificuldades.


     A homenagem da cidade de Santarém ao capitão heróico, a quem, segundo um dos soldados que o acompanhou na luminosa madrugada de 25 de Abril de 1974, "era impossível dizer não". 

Sem comentários:

Enviar um comentário