quinta-feira, abril 12, 2012

ABRIL MÊS DOS LIVROS E DOS AUTORES


Curioso dia 23 de abril

Desapareceram no dia 23 de abril de 1616, Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega. O dia 23 de abril assinala também o nascimento ou a morte de escritores como Maurice Druon, k. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. 

Assim, porque o dia 23 de abril se tornou uma data simbólica para a  literatura universal, foi  escolhido pela Conferência Geral da UNESCO para assinalar um tributo global para o livro e seus autores e encorajar todos, especialmente os jovens, para descobrir o prazer da leitura e respeitar a contribuição insubstituível de criadores para o progresso social e cultural.



A ideia desta celebração teve originadas na Catalunha (Espanha) onde é  tradição oferecer uma rosa  em troca da compra de um livro. 

O ano de 2012 coincide com os 80 anos do Index Translationum. Esta Bibliografia internacional de tradução é uma ferramenta para a monitorização dos fluxos globais de traduções. Além disso, para celebrar este aniversário, a UNESCO está a organizar, na segunda-feira, 23 de abril de 2012, na sede da organização, um debate sobre este documento. Este encontro reunirá investigadores e utilizadores do índice Translationum e especialistas no campo da tradução e do livro.

Por conseguinte, a UNESCO sugere dedicar atividades organizadas para o dia Mundial do livro e copyright 2012 para os temas do livro e a tradução.  

Nota: O presente texto é uma tradução e um resumo do comunicado disponível no site da UNESCO

Mais informação





Sem comentários:

Enviar um comentário