domingo, setembro 22, 2013

MULTILINGUISMO: UM TRUNFO PARA A VIDA

     Comunicar. É a palavra-chave do Séc. XXI. Sociedade da informação, da partilha, da colaboração. Dominar várias línguas é um trunfo, uma mais-valia neste mundo interligado. Se o mundo é uma aldeia, as línguas da nossa aldeia não nos devem ser estranhas. De facto, o multilinguismo é um trunfo para a vida.


    Já agora, eis o TOP 12 das línguas mais faladas no mundo. Descobre em que lugar está o Português!




     Não será exatamente esta a mensagem inerente à celebração do DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS, que acontece um pouco por toda a Europa, no dia 26 de SETEMBRO, desde 2001, mas poderia ser uma das vertentes desta efeméride.




     A Biblioteca não pode estar alheia a esta celebração festiva da diversidade linguística europeia. Com efeito, 800 000 milhões de Europeus de 47 países do Conselho Europeu falam cerca de 225 línguas diferentes. Esta riqueza não pode ser ignorada: ver aqui.

      E se as palavras fossem diamantes? Há palavras únicas. A lusa palavra "Saudade" é uma delas. Mas há muitas outras em outras línguas. Curioso? Ver aqui.




      No dia 26 de setembro, participa nas atividades promovidas pela Biblioteca!

   Quantas línguas estrangeiras falas? Uma, duas, três... Conseguirias falar 20 línguas? Este adolescente consegue! Descobre quem é! Observa e ouve este incrível vídeo: 



    Como vês, não é difícil (!?) ser um poliglota (do grego poli -várias e glotes -línguas). É fantástico!






Sem comentários:

Enviar um comentário