quinta-feira, outubro 24, 2013

DA BIBLIOTECA PARA O MUNDO




Outubro traz de volta memórias antigas. A chuva e o vento por cima de nós se abatem, com uma avidez castigadora.

Tenho saudades das histórias da minha avó, eternamente jovem e bonita, que me sentava ao seu colo macio. Nunca a língua portuguesa me soou tão intensamente. Com um sabor tão encantador.
Guardei a memória dos sons. Guardei as palavras lusitanas nos ouvidos brilhantes de espanto.

Numa casa sem livros, a minha avó foi a minha primeira biblioteca. 
Naquela aldeia pobre, de rochedos tortos, dilacerados e de oliveiras rebeldes, foi com a minha avó que efetuei as primeiras viagens pelo mundo das palavras e da imaginação.

Cresci. E era já, sem o saber, um espírito viajante, irrequieto, inconformado e liberto.
Todas as viagens, que depois realizei, nasceram ao ouvir as histórias da minha avó, olhando o mundo pela janela fechada da sala de estar, com o mesmo encanto e deslumbramento que, anos mais tarde, o admirei pela janela dos automóveis, dos aviões e dos navios.
Se naveguei pelo mundo como cidadão do mundo, devo-o a biblioteca oral da minha avó.
Devo reconhecer que, ainda hoje, volto a consultar, quando o desencanto da vida pinta de cinzento o horizonte fechado, a sabedoria dos ditados populares e das histórias verídicas que a minha avó Constância contava com deleite.

É então que, revisitando a biblioteca da minha infância, com prateleiras de sabedoria ancestral, que volta a coragem para navegar nos mares da existência.

É dos mais belos motes até hoje apresentado pela IASL para celebrar, em 2013, o MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR :


Por isso as Bibliotecas estão de portas abertas...

No mês que lhe é consagrado, o dia 28 de outubro é o dia em que se concentram as atividades da tua Biblioteca Escolar Pedro Seromenho. Está atento... a magia da palavra vai acontecer!

Com amizade,

Capitão Kispo

Sem comentários:

Enviar um comentário