sábado, junho 02, 2012

PODE A NOITE ILUMINAR O DIA

   Na espiral dos dias de isto e dos dias de aquilo, na comemoração do ano de isto ou do ano de aquilo, consumimos o nosso tempo e a nossa energia. Na verdade, não há dias oficiais para sermos bons ou para estarmos atentos a mil e um assuntos que nos dizem ser fundamentais para a nossa existência ou para a existência do planeta. Para mim,  o dia de ou ano de são, na realidade, quando nós quisermos.

   Nesse sentido, todos os dias são os dias das efemérides todas.Cabe na cabeça de alguém que, finda uma efeméride, esqueçamos totalmente o que de positivo nesse dia foi celebrado? E no entanto...
   No entanto, como gostamos de rituais e de hábitos, lá vamos comemorando, todos os anos, as mesmas efemérides. É tão certo como voltarem as andorinhas na primavera.



    Já o "Ano de " - para o vosso irrequieto e ávido de novidades Capitão Kispo - tem um apelo e um encanto bem mais estimulantes. Deve até ser um dos raros casos, em que quase que fica aliviado com o passar do tempo!
   


   2011-2012 foi declarado o ANO do MORCEGO. Mamífero essencial para a preservação da biodiversadade, o morcego encontra-se em perigo de extinção. A louvável iniciativa 2011-2012 Ano do Morcego deve portanto ser entendida como um grito de socorro, uma espécie de S.O.S. Morcego.



      Foi em boa hora que a minha colega bibliotecária do agrupamento me alertou para esta iniciativa.Aliás, ficou prontamente decidido que as bibliotecas escolares do agrupamento iriam assinalar esta efeméride.
      Mais tarde, foi decidido associar os morceguitos às crianças. Escolhemos, por isso, o Dia Mundial da Criança - 1 de junho, para chamar a atenção para a fragilidade do Morcego e para os riscos que estão a correr. Acredito, com efeito, como em muitas outras situações, que só as crianças serão capazes de dar a volta à situação. A atividade a realizar no dia 1 de junho foi batizada O DIA DA NOITE.











  Tenho uma imoderada, permanente e persistente confiança no poder da educação, e uma fé inquebrantável na capacidade dos nossos jovens para fazerem do futuro um mundo melhor, não continuando a agressão irracional do ser humano ao planeta que é, por enquanto, a única casa conhecida onde podemos viver.




  Longamente preparado pela Equipa da Biblioteca, diversos alunos e professores, o Dia 1 de junho acabou, graças ao bom trabalho desenvolvido, por ser um dia invulgar na nossa escola, já que foi possível conjungar e harmonisar várias iniciativas, numa belíssima manhã passada no auditório da escola.




  Este dia marcou bastante o vosso Capitão Kispo, que, há muito, não tinha vivido tão ricos e belos momentos de colaboração, cooperação, cultura ( com poesia, dramatizações, canções, danças, uma  fantástica apresentação feita pelos alunos do Clube de Teatro, divulgação de pintores, informação científica em Powerpoint e em folheto, construção lúdica de morcegos em ateliês na biblioteca...). Houve emoção, intensidade, diversão, partilha e alegria. 



Escultura de Germaine Richier



Quadro de Salvador Dali


Wilfredo Lami


     Divulgaremos em breve algumas fotografias das atividades realizadas neste fantástico dia, para recordar os momentos em que o poder da noite iluminou o dia.


  Aqui fica, a todos os que contribuiram com o seu empenho e talento - que só não nomeio por receio de esquecer alguém -, para o êxito da evocação do Dia da Criança /Ano do Morcego, a minha gratidão.

  Capitão Kispo
  
    Vamos preservar os Morcegos!


     A fim de que continuem a voar no céu noturno...


Recados




1 comentário:

  1. Uma iniciativa verdadeiramente única e um "post" muito interessante e bonito. Parabéns!

    ResponderEliminar