sexta-feira, setembro 25, 2015

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS: QUAIS AS LÍNGUAS DO FUTURO?



     Desde 2001, no dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Europeu das Línguas, por iniciativa do Conselho da Europa, que representa cerca de 800 milhões de europeus de 47 países.




        Para quem se preocupa com o ensino e a aprendizagem das línguas, antever as línguas que, amanhã,  serão de primordial importância para uma bem-sucedida interação e integração na sociedade global, torna-se premente descrutinar quais as línguas que terão um lugar cimeiro nas trocas entre povos, num mundo cada vez mais liogado, dependente e conectado.



        Dado o interesse de uma notícia recentemente publicada no Portal português do MSN, decidimos transcrevê-lo na íntegra. Em termos comunicativos, linguas europeias tais como o Inglês, o Francês, o Espanhol e o Português aparecem como apostas seguras para o futuro. Boas notícias, portanto!

"Hoje em dia, os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua, seguidos pelo Hindu e Urdu. O Português tem atualmente 193 milhões de falantes, mais do que o Francês ou o Alemão. Partindo deste princípio, o jornal norte-americano "The Washington Post" questionou quais seriam as Línguas do futuro.

 Mercados em crescimento

O British Council realizou uma pesquisa relacionada com os 20 mercados em crescimento e as suas Línguas. Embora fosse mais direcionado para os britânicos, o estudo concluiu compensava mais investir no Brasil, na Rússia, na Índia e na China.
Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindu, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.
Segundo estes dados, verifica-se uma tendência de evolução dos mercados da Ásia e do Médio Oriente e uma menor presença dos mercados europeus e norte-americanos.

Contactar com mais pessoas

Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua. Por sua vez, Ulrich Ammon, linguista alemão, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as Línguas mais faladas e aquelas que têm mais aprendizes. Concluiu que se o objetivo é falar com um maior número de pessoas, o melhor será aprender Chinês, Francês ou Espanhol.
Segundo Ammon, se o objetivo é investir num só idioma, o Chinês é o ideal. Contudo, "apesar de o Chinês ter três vezes mais falantes nativos do que o Inglês, não está tão espalhada no mundo", lembra o linguista, salientando ainda que "é raramente usado em ciência e é difícil de escrever e ler".



Sobre o Francês, Ammon considera que "perdeu importância em algumas regiões e especialmente na Europa nas últimas décadas", mas que "poderá voltar a ganhar influência se o Oeste Africano, onde é falado frequentemente, se tornasse mais estável a nível político e mais atrativo economicamente". Segundo um estudo realizado pelo banco de investimento Natixis, o Francês será falado por 750 milhões de pessoas em 2050, podendo ser o idioma mais falado no mundo.

O Inglês, sem surpresa, é a língua que permite a visita a mais países - 101, precisamente. Nstas contas entram os países que têm essa Língua como nativa e também aqueles em que simplesmente é falada, não necessariamente dominada.



Segundo o 18.º relatório da "Ethnologue", a Língua Portuguesa permite a visita a 12 países, enquanto que a Russa permite visitar 18."

     A lingua de Camões ganha, portanto, em ser aprendida, estudada e divulgada. É uma das principais ferramentas do futuro. Boa notícia para todos os falantes e aprendentes deste nobre e antigo idioma que, ainda por cima, é nosso!


Sem comentários:

Enviar um comentário