quinta-feira, setembro 24, 2015

OUTUBRO: MÊS DA FESTA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES!

  

   Como todos os anos, o IASL (International Association of School Librarianship), organismo internacional que tutela as bibliotecas escolares, propõe um lema a abordar durante o mês de outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). Ao outonal cair das folhas associam-se as folhas dos livros, sejam elas em suporte papel ou folhas digitais lidas e no ecrã do smartphone, ereader, tablet ou computador.


    Consideramos o tema definido para 2015 particularmente feliz, uma vez que nos parece condizer com o sentimento da maioria dos utilizadores das bibliotecas escolares: A biblioteca escolar é super! 

      Aliás, em inglês, o slogan soa ainda melhor: The School Library Rocks

    O assinalar do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) representa, segundo a RBE, "mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania."
   De salientar  que "o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015."

   Na página da RBE, encontramos ainda algumas indicações para condignamente celebrar as bibliotecas escolares de forma partilhada e colaborativa:

Para este ano, são propostos dois desafios:

1 – TOCA A TWEETAR [+]

2 – CELEBRANDO O MIBE [-]

Convidamos as bibliotecas escolares a enviar ao Gabinete (para o endereço mibe@bibliotecasescolares.pt) os programas que elaborarem para comemorar o MIBE. A partir do final do mês de outubro, deverão divulgar, nasatividades do portal RBE, o relato de como concretizaram esses programas, podendo incluir links para os blogues e redes sociais que reflitam as iniciativas levadas a efeito.
Da conjugação da análise dos programas e respetivos relatos, encontraremos uma bibllioteca escolar a distinguir.
Os prémios atribuídos serão entregues às bibliotecas escolares pelo respetivo Coordenador Interconcelhio.
Para além destes dois desafios, existem muitas sugestões de ações a desenvolver, tanto nas atividades do portal RBE, como na página do International School Library Month (ISLM) da IASL que continua a apelar à participação em dois projetos: o Bookmark Project e o Skype Project.  As bibliotecas escolares de todo o mundo são convidadas a enviar os seus testemunhos para a rubrica What people are doing for ISLM 2015.

   Vamos celebrar a festa das bibliotecas escolares! Let's rock!

Sem comentários:

Enviar um comentário