segunda-feira, março 18, 2019

AINDA A SEMANA DA LEITURA 2019

  

E se, em vez de flores, as árvores dessem livros? Seriam árvores de leitura e os leitores desempenhariam uma atividade próxima da dos agricultores: uns cultivando livros, outros cultivando frutos. Haveria pomares de livros, como há pomares de maçãs... 
Foi assim, puxando pelos laços da imaginação, que nasceu e floriu na Biblioteca Pedro Seromenho da EBDNAP uma bela e verdejante árvore de livros, com sugestões de leitura para os mais novos leitores que se afirmam Hoje leitor, Amanhã leitor! Mas que, ontem, sem dúvida, também já o eram!


Na manhã do dia 15 de março, a nossa biblioteca pomar recebeu a visita de uma professora bibliotecária que já trabalhou no nosso agrupamento, Maria João Hintz, que veio ler A menina que sorria a dormir , de Isabel Zambujal e  uma passagem do livro Heróis do 6º F, de António Mota, para uma turma de alunos do 2º Ciclo, o 6º D, sob o olhar atento das Gémeas de Enid Blyton...


 E a magia das palavras atuou, uma vez mais, sobre a assistência, como um perfume intenso.


No final, passando perto da árvore de livros ali nascida, quem sabe se alguns dos jovens alunos não sonharam, um dia, ver eclodir um livro da sua autoria na árvore singular que viu florir livros. Hoje Leitor, Amanhã Leitor e, quem sabe, Escritor(a)?

Agradecemos à professora Fernanda Curado ter-se disponibilizado para proporcionar aos seus alunos este convívio à volta dos livros e da leitura no espaço da biblioteca.       

Sem comentários:

Enviar um comentário