quarta-feira, maio 29, 2019

SOPHIA BIOGRAFADA POR ISABEL

Na passada segunda-feira 27 de maio, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Tomar, a jornalista Isabel Nery veio apresentar, a convite da Livraria Papelaria Nova, "Sophia" a sua biografia da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen.


Nascida na cidade do Porto a 6 de novembro de 1919 e tendo falecido em Lisboa a 2 de julho de 2004, Sophia é, sem dúvida, um dos nomes maiores da Literatura Portuguesa. O seu talento poético singular, luminoso, límpido, cristalino foi aliás amplamente reconhecido, tendo-lhe sido atribuídos vários prémios, entre eles o Prémio Camões, em 1999.  


Isabel Nery, a autora da biografia, nunca conheceu pessoalmente Sophia. Contudo, numa tentativa de melhor apreender a figura da biografada, não hesitou - para além da vastíssima e rigorosa pesquisa efetuada e das mais de 60 entrevistas realizadas -  em visitar e percorrer diversos lugares ligados à escritora: a cidade do Porto (onde Sophia nasceu), o bairro da Graça em Lisboa (onde Sophia viveu), a praia da Granja (onde Sophia em criança passava as férias de verão), Lagos (onde ia de férias com os filhos), a ilha de Föhr no mar do Norte (terra de origem do seu bisavô paterno, Jan Andresen, que era dinamarquês) até à Grécia (um país que fascinava Sophia e que esta visitou deslumbrada).






A apresentação do livro esteve a cargo de Nuno Garcia Lopes, e ainda antes da autora Isabel Nery falar aos presentes da sua admiração pela poeta e do modo como foi elaborando a sua biografia, decorreu um pequeno momento cultural, com  alunos e professores a evocarem a poeta, através de leituras  muito emotivas, acompanhados à guitarra, com a habitual maestria, pelo professor Arlindo Marques, que também tocou uma peça musical.



Quem se deslocou à Biblioteca Municipal passou assim um agradável momento, ao longo do qual foi possível recordar a ilustre poeta, precisamente no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário