terça-feira, agosto 04, 2020

VOTOS DE BOAS FÉRIAS A TODOS !

 

Fim de julho, princípio de agosto de 2020...

Neste merecido início de férias escolares, vamos, com tenacidade, paciência e coragem recuperar, vencer incertezas, medos e desafios!
Nunca nos resignaremos perante a adversidade. Nunca. Nunca. Nunca!
Apesar de tudo, a Natureza ensina-nos que a vida continua...


 "Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo." como muito bem disse John Donne. Todos precisamos de todos para sairmos desta estranha forma de vida que uma pandemia causada por uma ameaça improvável nos impôs, e onde todos os cuidados são poucos.
Agora, nesta época de tão merecidas férias, é tempo de recuperar totalmente forças perdidas, a energia vital para estarmos em condições de melhor podermos enfrentar esta terrível e cega pandemia que assustou - e continua, infelizmente, apesar de todas as medidas já tomadas - a assustar o mundo !
Apesar de tudo, a Natureza ensina-nos que a vida continua...


Desde meados de março de 2020, muitas transformações - por exemplo a implementação rapidíssima do ensino à distância - tiveram lugar na escola, nas nossas vidas, no nosso país e, de modo geral, no mundo inteiro.
A pandemia covid 19 alterou o nosso modo de viver e de encarar a existência. Gerou medos, receios, angústias, frustrações. Roubou e continua a roubar muitas vidas. E, mesmo naqueles que venceram a doença, deixa sequelas, por vezes gravíssimas, no corpo e na alma. 
Por outro lado, a covid 19, não nos deve fazer esquecer que há outras doenças igualmente perigosas e terríveis, das quais podemos vir a sofrer, por vezes de forma inesperada. Temos de estar alertas perante outras patologias, outras ameaças. A vida do ser humano é muito frágil...
Apesar de tudo, a Natureza ensina-nos que a vida continua...


Um dos aspetos talvez mais marcantes revelados pela covid 19 é que o ser humano, com a sua incrível capacidade de adaptação, o seu espírito de resistência, a sua ativa e inabalável paciência virada para um futuro mais feliz, a sua tremenda criatividade, o seu espírito de sacrifício, e a sua fé, soube encontrar formas de travar e de contrariar uma ameaça terrível e invisível. Levou algum tempo, exigiu muito esforço, mas aprendemos a conviver com a presença de um inimigo traiçoeiro. 
Apesar de tudo, a Natureza ensina-nos que a vida continua...


Agora, no final de um ano letivo atípico, exigente, cansativo, muito stressante, muitíssimo desgastante fisica e psicologicamente chegou a altura de recuperar forças, fazer ginástica, praticar desporto,  no contacto com a serena energia e a beleza da natureza, respeitando sempre as normas de segurança, os avisos e as normas que nos são permanentemente recordados pela DGS.
Todo o cuidado é pouco! Todas as cautelas nunca serão demais. Sabemos bem que não podemos facilitar! Nunca! Nunca!
Apesar de tudo, a Natureza ensina-nos que a vida continua...


Julho, agosto, setembro são meses solares, que transmitem energia e vitalidade.
Oxalá saibamos retirar de cada raio de sol, de cada gota de mar salgado, de cada átomo de oxigénio, de cada paisagem deslumbrante, o chamamento, a energia e a força para uma vida nova, plena, harmoniosa, autónoma, digna e livre, rodeados de todos os que nos são caros e que jamais esquecemos, onde quer que se encontrem.
Temos de saber aceitar, compreender, investigar as ameaças que pairam sobre a humanidade para melhor as combater e vencer. Mesmo se, por vezes, achamos que a vacina ou o medicamento que trará a cura para todos, levam demasiado tempo a ser disponibilizados.
Mas a Natureza e a Arte ensinam-nos que a vida é bela, apesar de todos os perigos, todas as ameaças, todos os sofrimentos, todos os imprevistos, todas as lutas que é preciso travar, muitas vezes quando menos esperamos...

  Vincent Van Gogh, Os Girassóis (1888)

Vamos, por isso, permanecer muito atentos, informados e vigilantes, de modo a evitar males maiores e situações que todos pretendemos evitar.

Assim, apesar de estarmos a viver num contexto mundial algo estranho em que o medo anda à solta e todos os cuidados sanitários são poucos, a Equipa da Biblioteca Pedro Seromenho,  deseja  aos seguidores e visitantes deste blogue:

BOAS FÉRIAS  E ... BOAS  E BELAS LEITURAS!

Capitão Kispo

Sem comentários:

Enviar um comentário