domingo, maio 02, 2010

3 de MAIO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA


Todos os anos, o dia 3 de Maio é a data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, avalia a liberdade de imprensa no mundo, defende a mídia de ataques à sua independência e presta homenagem a jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas profissões.
O dia 3 de maio foi proclamado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1993, seguindo recomendação adotada na 26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, realizada em 1991.
Ao informar cidadãos sobre a violação à liberdade de imprensa, o Dia destaca uma realidade que perdura em muitos países: publicações são censuradas, multadas, suspensas e arquivadas, enquanto jornalistas, editores e editoras são ameaçados, atacados, detidos e até assassinados.
Esta é uma data para encorajar e desenvolver iniciativas em favor da liberdade de imprensa e avaliar a situação da liberdade de imprensa em todo o mundo.
A ocasião serve também para lembrar os governantes da necessidade de se respeitar seus compromissos com a liberdade de imprensa e para gerar reflexão entre os profissionais de mídia sobre questões ligadas à liberdade de imprensa e a ética profissional. A data também apóia a mídia, alvo da repressão ou da abolição da liberdade de imprensa, e presta homenagem aos jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas profissões.

FONTE: Site da UNESCO
http://www.unesco.org/pt/brasilia/about-the-office/prizes-and-celebrations/world-press-freedom-day/

Sem comentários:

Enviar um comentário