quarta-feira, dezembro 08, 2010

7 de DEZEMBRO 2010 - TORNADO EM TOMAR

     
    Na tarde do dia sete de Dezembro, por volta das 14h30, ventos fortes que se fizeram sentir nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar e Sertã provocaram um total de 42 feridos, quatro dos quais em estado grave, segundo informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional da Protecção  Civil.   Registaram-se também avultados estragos em casas (mais de 200 casas destelhadas), armazéns e carros. Centenas  de árvores foram derrubadas pela força devastadora dos ventos e houve estradas cortadas ao trânsito.

      O que é exactamente um tornado?

     Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
                                        
                                                   (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tornado)

       Para classificar a força de um tornado: ESCALA DE FUJITA    




    Para saber mais sobre o tornado que atingiu Tomar, clicar aqui e aqui.


TORNADO - SINAIS DE ALERTA


     Peritos do Centro de Predição de Tempestades da América recomendam as pessoas que fiquem atentas aos seguintes sinais de aviso:

  • Fortes e persistentes nuvens de tempestade giratórias.
  • Pó ou escombros girando no chão sob uma base de nuvem.
  • Granizo ou chuva pesada seguida por uma calmaria ou uma rápida mudança intensa de vento.
  • Um contínuo barulho ou rugido alto, que não diminui com o trovão.
  • Lampejos brilhantes e pequenos próximos ao chão em baixo de uma tempestade de trovões que indicam que a electricidade está sendo afectada por ventos muito fortes.
  • Em média, as pessoas que vivem no caminho dos tornados têm somente 18 minutos para se abrigar. Entretanto, a consciencialização de segurança pública em relação aos tornados é extremamente alta no Beco dos Tornados, e portanto perdas são frequentemente mais baixas do que em outras partes dos Estados Unidos.

APROXIMAÇÃO DE TORNADO =  PERIGO
  • Em casa, afastar-se de janelas, portas e paredes. Procurar abrigo na cave.
  • No exterior, abrigar-se, protegendo a cabeça com os braços.
     
      Para obter mais informação sobre este fenómeno natural, que pode ser mortífero e devastador,clicar aqui  e  aqui (interessante explicação sobre os tornados: formação, características, consequências, medidas de segurança...)

Sem comentários:

Enviar um comentário