quarta-feira, janeiro 12, 2011

SCRIPTORIA DA NUN'ÁLVARES


      Do latim scribere (escrever) deriva a palavra scriptorium que no plural se dizia scriptoria. Antigamente, o scriptorium  designava  o ateliê onde se copiavam livros manualmente antes da invenção da impressão tipográfica por Johann Gutemberg no Séc. XV. 

 
     Geralmente os scriptoria  estavam situados nos mosteiros. Mas a palavra também podia designar um anexo perto das bibliotecas, onde se copiavam os textos que iriam constituir o acervo das mesmas.

 Quadro de Kandinski

     Neste blogue, esta secção servirá para divulgar produções e trabalhos realizados pelos alunos (e não só...)do Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira, nas mais diversas áreas: textos pessoais, desenhos, trabalhos diversos.

     
      Para tal, devem os professores interessados na divulgação de alguns trabalhos de qualidade produzidos pelos seus alunos, ou os próprios alunos do Agrupamento, designadamente os da escola sede, interessados em ver divulgados as suas produções originais, entrarem em contacto com o professor bibliotecário ou com a Equipa da Biblioteca.

Atentamente,

              Capitão Kispo

Sem comentários:

Enviar um comentário