terça-feira, setembro 22, 2015

NOVO ANO LETIVO: BIBLIOTECA E SUCESSO EDUCATIVO

                                                         ANO LETIVO 2015-2016


Não há nada impossível; há só vontades mais ou menos enérgicas.
Júlio Vernes

   Olá a todos os seguidores, amigos e visitantes ocasionais do Blogue do Kispo!

  Como a maioria sabe, o irrequieto Capitão Kispo tem sido forçado, nos últimos meses, a permanecer lá para os lados do IPO do Porto. Muito a contragosto, diga-se. Mas a vida prega-nos, por vezes, desagradáveis surpresas que só se vencem com coragem, persistência, determinação e, especialmente, o apoio e a ajuda permanentes de muitos familiares, amigos e colegas. A todos expresso a minha profunda gratidão por me terem acompanhado nestes já longos meses de luta. Nunca esquecerei o seu incentivo e o seu apoio.
 Durante a minha forçada ausência, à semelhança do ano letivo transato, qualquer assunto inerente à biblioteca "Pedro Seromenho" da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira deverá ser tratado com as professores bibliotecárias Paula Vaz ou Maria de Deus Monteiro.


       Agora que novo Ano Letivo se inicia, gostaria de salientar a importância da biblioteca escolar e dos seus inúmeros recursos educativos e culturais na promoção do sucesso educativo.
     Se alguém nos disser que o desempenho de um artesão, um empregado ou um operário será melhor se puderem dispor de ferramentas adequadas e variadas que lhe possibiltem tirar o máximo proveito das suas competências, aptidões e conhecimentos, todos concorderemos. É daquelas evidências claras como água de rocha.


    Por estranho que pareça, muitos alunos ainda não se aperceberam que, em contexto escolar, se verifica semelhante situação. Com efeito, como diversos estudos o têm comprovado - como se, aliás, fossem necessários estudos para comprovar tamanha evidência! - os alunos que utilizam os serviços da sua biblioteca escolar, estão em melhores condições para desenvolver um trabaho escolar de qualidade.


     Usufuindo dos diversos recursos da biblioteca, os alunos podem desenvolver as suas competências a nível da literacia da informação, aprender saberes novos, sistematizar e incrementar os seus hábitos de leitura e de estudo, desenvolver as suas competências tecnológicas, promover o seu conhecimento do mundo e dos ouitros. E, no fundo, acabar por melhor se conhecerem a si mesmos, e perceber melhor o seu posicionamento na sociedade, etapa fundamental para uma integração e vivência bem-sucedida.



     Estar atento nas aulas, estudar regularmente, perseverar, preferir o trabalho bem feito ao trabalho despachado, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, estar aberrto ao mundo e aos outros, ler (muito, sempre, em todo o lado, em vários suportes...), conviver com os amigos, rir, praticar desporto, brincar, ir ao cinema, ir aos museus, ir ao teatro, assistir a concertos, viajar, ser curioso, participar em ações solidárias, ajudar os outros e frequentar a biblioteca escolar são os ingredientes essenciais que compõem a receita do sucesso educativo, dsde que doseados com inteligência e bom senso. Acrescente-se ainda um bom acompanhamento familiar, algum rigor e muito, muito amor. É a cereja em cima do bolo do sucesso educativo.


    A todos um BOM ANO LETIVO! Um ano de SUCESSO com a BIBLIOTECA!

Pref. bibliotecário Hugo Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário