terça-feira, janeiro 09, 2018

DAR UMA MÃOZINHA PELOS DIREITOS HUMANOS





Todos os anos, a Maratona de Cartas, uma iniciativa da Amnistia Internacional, reúne as vontades de mais de três milhões de pessoas em todo o mundo, levando-as a apelar ao fim das violações de direitos humanos através do envio de petições ou de cartas por si assinadas. A título de exemplo, na edição de 2016, a Amnistia Internacional conseguiu enviar 265 665 assinaturas de Portugal. Todas estas assinaturas foram enviadas em conjunto com mais de 4,5 milhões de apelos, oriundos de mais de 180 países.




Este ano, esta iniciativa conta com a colaboração de cerca de 120 escolas e oito universidades. No agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, esta atividade envolveu as Bibliotecas Escolares, as disciplinas de Educação Moral e Religiosa Católica , História e os Diretores de Turma do 7º e 9º anos. Os alunos das turmas destes anos de escolaridade, bem como a restante comunidade educativa, foram convidados a associarem-se às denúncias de várias situações em que pessoas, nos quatro cantos do mundo, sofrem, estão injustamente presas ou são perseguidas por defenderem os Direitos Humanos.


Escrever cartas e assinar petições em defesa de pessoas e de comunidades em risco tem-se revelado uma forma eficaz de defender pessoas vítimas de violências e perseguições ou injustamente presas.



Assim, de 4 a 15 de dezembro, os alunos deslocaram-se ao espaço da Biblioteca para proceder à assinatura de cartas e petições, com a solenidade solidária que o apelo envolvia. 



A participação nesta campanha da Amnistia Internacional é uma forma simples de vestir a camisola pela causa global da luta pelo respeito da dignidade humana e dos direitos que têm todos os seres humanos. 
 
Agradecemos, por isso, o apoio de todos quantos participaram e colaboraram nesta iniciativa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário