terça-feira, outubro 16, 2018

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - PREOCUPAÇÃO GLOBAL

Todos os anos, assinalamos no agrupamento o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO. Convém relembrar o que está na base desta comemoração, conforme indicação dada no site das Nações Unidas:


"A FAO comemora o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da Organização em 1945. Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. Esses eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Alcançar a meta do #FomeZero em 2030."

É de salientar que, este ano, a FAO organiza um Concurso de Cartazes, com o objetivo de criar um cartaz para a campanha mundial Fome Zero e assim consciencializar os mais novos para o facto de que existem 815 milhões de pessoas que passam fome no mundo. Em contrapartida 1,9 milhão sofrem de peso excessivo e muitas  são crianças e adolescentes.
Os participantes devem ter entre 5 a 19 anos. Os desenhos podem ser fotografados  e enviados para o site do concurso após preenchimento do formulário.  As participações terminam a 9 de novembro de 2018.
Três vencedores em cada faixa etária ganharão uma bolsa de presentes surpresa, um certificado de reconhecimento e terão os seus trabalhos expostos na sede da FAO, em Roma.


 
COMO PARTICIPAR?

Efetuar o envio do trabalho a concurso (com uma breve descrição do mesmo) e preencher os dados solicitados na seguinte plataforma online. Boa sorte a todos os participantes!

O REGULAMENTO deste concurso pode ser consultado aqui.

Nota: Todos os alunos  interessados em participar podem contactar a Biblioteca, para ajudar no preenchimento do formulário.



A LUTA CONTRA O AÇÚCAR INVISÍVEL

A má alimentação na infância e na adolescência, é um problema que, em Portugal, já é preocupante, nomeadamente por causa da ingestão excessiva de açúcar, o maior veneno que damos às crianças. Nos últimos 50 anos, o consumo de açúcar triplicou a nível mundial. 

A OMS recomenda, no máximo, para um adulto saudável o consumo de 25 gramas de açúcar por dia, mais ou menos o equivalente a 4 pacotes de açúcar. Atualmente, algumas crianças chegam a ingerir 25 pacotes de açúcar  por dia no total da sua alimentação!
A este respeito, uma interessantíssima reportagem da SIC " Os Erros que Cometemos na Alimentação das Crianças" pode ser visualizada aqui.

Um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso e sofre, ou já sofreu, de obesidade. Na população adulta essa percentagem sobe para mais de 50%. Não admira, por isso, a Campanha do nosso Ministério da Saúde, para incentivar uma alimentação saudável, e evitar o açúcar:




Um interessante site, sinAzucar.org, pretende revelar a quantidade de açúcar contida em diversos alimentos. Nalguns casos é realmente assustador!






 

Sem comentários:

Enviar um comentário