terça-feira, outubro 09, 2018

LER SARAMAGO


O universo da obra de José Saramago é vasto, muito vasto. É composto por romances, contos, crónicas, peças teatrais, poesia, diários e memórias, obras para crianças, livros de viagem. 
 

Sobre a arte de escrever, disse José Saramago:

“Dificílimo acto é o de escrever, responsabilidade das maiores. (…)
Basta pensar no extenuante trabalho que será dispor por ordem temporal os acontecimentos, primeiro este, depois aquele, ou, se tal mais convém às necessidades do efeito, o sucesso de hoje posto antes do episódio de ontem, e outras não menos arriscadas acrobacias (…)”
 
Saramago, José, A Jangada de Pedra, 1986.


Há livros de José Saramago mais acessíveis e outros mais exigentes. Aqui deixamos os que podem talvez constituir uma primeira abordagem, uma primeira entrada no universo peculiar de José Saramago.


Magnífica história para crianças... e não só.


A partir de uma recordação de infância, José Saramago criou uma fábula universal que sobressai pela sua sabedoria. Manuel Estrada, um dos maiores artistas gráficos contemporâneos, recria com mestria toda a doçura desta história memorável.


O autor descreve metaforicamente o mundo, referindo também aspectos do ser humano, as suas ambições e, em especial, as suas frustrações. Efetua também uma critica à burocracia, logo no inicio do texto.


 O romance evoca a ida do paquiderme indiano Salomão de Lisboa até a Vina, na Áustria, mandado pelo Rei D. João III, onde será o presente de casamento do arquiduque Maximiliano da Áustria. 

O romance foi adaptado para BD por João Amaral. Como diz Pilar del Rio, no prefácio que para ele escreveu, o caminho até Viena é tortuoso: João Amaral sabe-o bem porque o esteve a desenhar durante mais de dois anos passo a passo. Estava em sua casa e também ouviu os barritos do elefante, pelo que se pôs a delimitar a zona para que nenhum leitor se perdesse na aventura de ler. João Amaral estudou muito bem aquilo que José Saramago havia escrito e logo que o soube com todas as letras pintou-o para que nada na sua banda desenhada fosse falso.

 As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago: «Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou».

Sem comentários:

Enviar um comentário