sexta-feira, abril 30, 2010

CONCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE


As Bibliotecas Escolares do Agrupamento organizam um Concurso no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade (2010). Aqui apresentamos o regulamento do concurso. Participa! 



“CONHECER PARA PROTEGER”

2010 É O ANO INTERNACIONAL
DA BIODIVERSIDADE

E

22 DE MAIO O DIA MUNDIAL
DA BIODIVERSIDADE


Este ano somos assim convidados a celebrar a vida na Terra e a sua diversidade e ainda a preservar essa diversidade biológica, tão importante para as nossas vidas e para a vida do nosso lindo planeta.
Aproveitando estas duas comemorações, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento lançam-vos um desafio com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e dos animais e plantas que povoam o nosso planeta azul.
O Concurso destina-se a todos os alunos do Agrupamento, desde o Pré-escolar ao 3.º Ciclo, e tem como tema central as espécies em vias de extinção. Divide-se em várias modalidades consoante os escalões. Para mais pormenores, consulte o Regulamento.

Regulamento do Concurso 

“CONHECER PARA PROTEGER”

1. O concurso está aberto a todos os alunos do Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira, que, no entanto, só poderão participar de forma individual, não sendo aceite qualquer trabalho de grupo.
Os destinatários do concurso agrupam-se em 4 escalões consoante o seu nível de ensino:

1.º Escalão – Pré-escolar
2.º Escalão – 1º ciclo
3.º Escalão – 2.º ciclo
4.º Escalão – 3.º ciclo

2. O tema do concurso centra-se na natureza e nas espécies em vias de extinção. Cada concorrente deverá seleccionar uma espécie em vias de extinção, animal ou planta, procurando recolher o máximo de informação sobre essa espécie para mais facilmente realizar a tarefa na modalidade pretendida. Poderá pedir ajuda ao professor/educador na escolha do ser viver ou sobre as fontes de informação a consultar.

2.1. Cada participante pode concorrer apenas a uma das modalidades do seu escalão.
2.2. As modalidades dos trabalhos a apresentar nos respectivos escalões são as seguintes:

1.º Escalão – Pré-escolar
MODALIDADE A: Desenho (em folha A4).

2.º Escalão – 1.º Ciclo
MODALIDADE A: Desenho (em folha A4).

MODALIDADE B: Texto em prosa ou em verso - texto narrativo cujo protagonista é um ser vivo em vias de extinção ou texto informativo apresentando de forma original as características (aspecto, habitat, locomoção, …) da espécie seleccionada.

O texto deverá ser entregue impresso em folha A4 (Tipo de letra, Times New Roman, tamanho 12; Espaço 1,5), com um limite máximo de 2 páginas.

3.º Escalão – 2.º Ciclo
MODALIDADE A: Cartaz de sensibilização sobre uma espécie em vias de extinção (em folha A3).

MODALIDADE B: Texto em prosa ou em verso - texto narrativo cujo protagonista é um ser vivo em vias de extinção ou texto informativo apresentando de forma original as características (aspecto, habitat, locomoção, …) da espécie seleccionada.

O texto deverá ser entregue impresso em folha A4 (Tipo de letra, Times New Roman, tamanho 12; Espaço 1,5), com um limite máximo de 2 páginas.

4.º Escalão – 3.º Ciclo
MODALIDADE A: Cartaz de sensibilização sobre uma espécie em vias de extinção (em folha A3).

MODALIDADE B: Texto em prosa ou em verso - texto narrativo cujo protagonista é um ser vivo em vias de extinção ou texto informativo apresentando de forma original as características (aspecto, habitat, locomoção, …) da espécie seleccionada.

O texto deverá ser entregue impresso em folha A4 (Tipo de letra, Times New Roman, tamanho 12; Espaço 1,5), com um limite máximo de 3 páginas.

MODALIDADE C: Apresentação em PowerPoint sobre uma espécie em vias de extinção (máximo de 12 diapositivos, incluindo o diapositivo de identificação do autor do trabalho). A entrega será feita em CD.

3. Os trabalhos deverão estar devidamente identificados:

 nome do aluno, nome da educadora ou do professor responsável e nome do respectivo estabelecimento de ensino (para os 1.º e 2.º escalões);

 nome do aluno, número, ano e turma (para os 3.º e 4.º escalões).

4. Os trabalhos realizados deverão ser entregues até às 13h00 do próximo dia 14 de Maio numa das bibliotecas do Agrupamento.

5. O Júri, constituído por diversos elementos do Agrupamento (a Coordenadora do Pré-escolar, a Coordenadora do 1.º Ciclo, um professor de Ciências Naturais (a designar), a Coordenadora do PNL e os professores bibliotecários), irá seleccionar os melhores trabalhos dentro de cada escalão e modalidade:

1.º Escalão: Prémio para os 3 melhores desenhos.

2.º Escalão: Prémio para os 2 melhores desenhos;

Prémio para os 2 melhores textos;

3.º Escalão: Prémio para os 2 melhores cartazes;

Prémio para os 2 melhores textos;

4.º Escalão: Prémio para os 2 melhores cartazes;

Prémio para os 2 melhores textos;

Prémio para as 2 melhores apresentações em PPT.

6. Os trabalhos seleccionados e respectivos vencedores serão divulgados no dia 21 de Maio, nas bibliotecas escolares e na Plataforma Moodle do Agrupamento.

7. Todos os alunos vencedores receberão um prémio (ainda a definir) de acordo com o escalão a que pertencem.

8. Da decisão do júri não caberá recurso.

Os professores bibliotecários.


VAMOS PRESERVAR A VIDA

ANTES QUE SEJA TARDE!

PARTICIPA!

Sem comentários:

Enviar um comentário