segunda-feira, fevereiro 25, 2013

O PRIMEIRO DIA DA BIBLIOTECA PEDRO SEROMENHO



 
Em Tomar, a manhã de hoje, dia 25 de fevereiro de 2013, estava iluminada pela luz branca de um sol frio.  Nos fios da memória repousavam os risos, as músicas, as canções, as palmas, as palavras habituais das inaugurações e os comentários de circunstância. Entrei na escola.


 

 
São oito e trinta da manhã, na biblioteca da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, que a Dona Luísa acaba de abrir. Hoje, já não crepitam os flashes das máquinas fotográficas digitais. Ouvem-se apenas murmúrios. Alguns alunos, instalados nas cadeiras vermelhas, começam a estudar.



É uma segunda-feira clara. É o primeiro dia em que a placa de acrílico junto à entrada da biblioteca indica: Biblioteca Pedro Seromenho. Fixo por instantes as letras negras, que se destacam no fundo branco da parede. Uso a felicidade como uma coroa.



O dia 22 de fevereiro já faz parte da história desta biblioteca que integrou a RBE em 2002. Faz este ano onze anos de vida. Teve uma infância atribulada, com viagens e sobressaltos, mas conhece agora momentos de paz e de saudável crescimento nas modernas instalações da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira. É como se a biblioteca tivesse atingido, como uma pesoa, a maturidade.


Até ao dia 22 de fevereiro de 2013, esta biblioiteca era apenas uma biblioteca escolar, no meio de milhares de outras. Estava diluída na massa dos números e no anonimato das listagens ordenadas por ordem alfabética.
Hoje de manhã, contudo, quem entra na biblioteca sente que nela habita, mesmo que apenas em espírito, a magia de um escritor.


Hoje foi o primeiro dia da Biblioteca Pedro Seromenho. O sol frio que atravessa as grandes vidraças da biblioteca parece convidar à leitura no aconchego protetor do agradável espaço, quente e luminoso.
 

 Há ainda vários desenhos de Pedro Seromenho expostos junto das estantes. Durante todo o dia despertarão sonhos de aventuras. Sentimos que, a qualquer momento, podemos voar numa estrela até à torre mais alta de um castelo de fantasia ou que podemos ter de lutar contra a fúria de um dragão envolto em fumo.



 A biblioteca da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira nunca mais será a mesma. Para uma biblioteca, ter um nome é como ter uma alma.


Obrigado amigo Pedro Seromenho.
Obrigado às minhas colegas professoras bibliotecárias do agrupamento Nuno de santa Maria.
Obrigado a todos os que me apoiaram e colaboraram na belíssima festa de abertura da biblioteca.
Obrigado aos alunos, aos funcionários, aos professores, à direção.
Obrigado aos colegas e amigos.
Obrigado a todos os que estiveram  presentes.
Obrigado aos que eu esqueci de nomear.
Obrigado a todos os que acreditaram.
Obrigado a todos.
Nada de grande se constroí sozinho.

               E já agora... belas leituras guiados pelo talento e arte de Pedro Seromenho... Todos os seus livros se encontram na biblioteca que agora também lhe pertence.
                   
                  A atribuição do nome de Pedro Seromenho representou não só o reconhecimento de um talento extraordinário, como também uma prova de apreço pelas qualidades humanas do escritor, e, claro, um convite a mais leituras. Ler é sempre uma forma de crescer.

 Tomar, 25 de fevereiro de 2013

Prof. Bibl. Hugo Vaz


Para saber mais

 http://www.omirante.pt/



Sem comentários:

Enviar um comentário