segunda-feira, janeiro 26, 2015

EM 2015, FAÇA-SE LUZ!


O estado normal do céu é a noite.
Vítor Hugo

Ora aí está um ano novo bem interessante... Com efeito, todo ele é dedicado à LUZ. 

A ONU teve a excelente ideia de promulgar o ano de 2015 ANO INTERNACIONAL DA LUZ. Mas não foi por acaso. Com tanta luz a brilhar ao longo este ano, seria ótimo que as celebrações pudessem contribuir para permitir à comunidade humana encontrar novos caminhos, novas formas de estar no mundo, se quiser deixar às novas gerações um planeta onde seja possível viver.
Viver não só em paz, em justiça, em tolerância, em convívio uns  com os outros, e também com as restantes espécies que nos acompanham nesta fugaz passagem a que chamamos "vida". Haja Luz, portanto!


O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que visa sensibilizar os cidadãos em todo o mundo para a importância, na sua vida diária, da luz e das tecnologias que lhe estão associadas, tais como a ótica. Luz e tecnologia participam plenamente no desenvolvimento da sociedade. Esta é uma oportunidade única para inspirar, educar e conectar-se ao mundo. 

Assim, a 20 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Associadas à Luz. De facto, a ciência vai estar em festa ao longo de todo o ano de 2015. Ora vejamos...



Em 2015, celebram-se  os aniversários de uma série de eventos importantes na história da ciência da luz:


  • Os trabalhos no domínio da ótica de Ibn Al-Haytham, em 1015;














  •  a teoria ondulatória da luz por Fresnel em 1815;


 





















  • a teoria eletromagnética da propagação da luz, avançado por Maxwell, em 1865;







  







James Clerk Maxwell
(1831-1879)                                                                    A luz solar leva 8 minutos até chegar à Terra.



  • as teorias de Einstein sobre o efeito fotoelétrico em 1905 e sobre a relação entre  luz e cosmologia evidenciado pela relatividade geral em 1915;


  •  e a descoberta da radiação cósmica de fundo por Penzias e Wilson, bem como o trabalho de Kao sobre a transmissão de luz em fibras para comunicação ótica, em 1965.















          Charles Kao

Com tantos e tão geniais padrinhos, o ano de 2015 só pode ser mesmo a Festa da Luz! 


Mais Luz

James Clerk Maxwell

Associação Ótica

Sem comentários:

Enviar um comentário