quinta-feira, novembro 05, 2015

EM 2016, COMEMORAM-SE OS 1700 ANOS DO NASCIMENTO DE SÃO MARTINHO

     


   Em 2016, festejar-se-á de forma muito especial o popular São Martinho. Com efeito, assinalam-se os 1700 anos do nascimento de São Martinho (336-2016). A diocese da cidade francesa de Tours, da qual São Martinho foi bispo entre 371 e 397, tem já um vasto programa de celebrações que é possível descobrir aqui.  
     
   Em França, quatro mil igrejas lhe são dedicadas e o seu nome foi dado a milhares de localidades, povoados e vilas; como em toda a Europa, nas Américas, enfim, em muitos países do mundo.
     É na cidade de Tours, em França, que está o seu santuário e basílica com parte das suas relíquias dentro do braço erguido de uma enorme estátua, que o representa a abençoar. 
     Uma caixa de madeira contendo ossadas suas foi descoberta em 2014, num braço dessa famosa estátua, confirmando assim uma antiga crença popular. 



       Como curiosidade, refira-se o facto de a origem da palavra "capela" estar diretamente associada à história de São Martinho:

A palavra capela tem origem no vocábulo latino cappella, diminutivo de cappa, que significa capa, logo cappella seria uma capinha, uma capa pequena.
O vocábulo cappella terá aparecido pela primeira vez por volta do ano 660 para designar um pedaço da capa de S.Martinho (conta-se que em 338 S. Martinho teria partido a sua capa ao meio para dar metade a um pobre). Esse pedaço da capa (capinha por já não ser a capa inteira) de S.Martinho foi então guardado num relicário e conservado num oratório construído de propósito para aí poder ser visto e venerado. 
A determinado momento o nome cappella começou a ser aplicado ao oratório onde estava o relicário. O termo foi mais tarde alargado a outros relicários e passou a substituir a palavra oratório. Já no século XIII, a palavra se aplicava a qualquer local consagrado ao culto religioso e, desde o século XV, passa a designar um "lugar separado na igreja e onde há um altar", alargando-se depois a todos os locais de culto que não tinham o estatuto de igrejas. (fonte: Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado)




        Símbolo de partilha, de solidariedade e de generosidade, o dia de São Martinho celebra-se a 11 de novembro. Em Portugal, a tradição associa os festejos de São Martinho às castanhas, ao vinho, em suma à festa convivial. Mas o Dia de São Martinho também é tradicionalmente celebrado na Europa, por exemplo na Alemanha. Vamos ver como!

São Martinho, de soldado a bispo

São Martinho de Tours era um oficial do exército romano quando um dia de Inverno muito frio (em 337, em Amiens, em França), a cavalo, ele encontrou um mendigo tremendo de frio. Sem hesitação, ele cortou a sua capa em dois e deu uma metade ao pobre homem, para que ele pudesse aquecer-se.
Na noite seguinte, Cristo apareceu-lhe, coberto com a meia capa oferecida ao mendigo. Para Martinho Foi a revelação da fé e converteu-se ao cristianismo antes de se tornar bispo de Tours. Desde então, o gesto de Martinho de Tours tornou-se um símbolo universal de partilha. Tendo sido enterrado num 11 de novembro, São Martinho é agora comemorado todos os anos nesta data, em muitos países europeus, mas sobretudo na Alemanha.



O desfile no dia de São Martinho


Na Alemanha, no dia da festa, ao anoitecer, um homem disfarçado de soldado romano desempenha o papel de São Martinho e segue à frente do desfile a cavalo. Ele é seguido por muitas crianças com sua "Laterne" (lanternas de papel), cantando "Martinslieder" (canções de São Martinho). 


As lanternas de papel são feitas por crianças nas escolas primárias, ou em casa com os pais uns dias antes da festa. 




O desfile termina geralmente em torno de uma grande fogueira, o "Martinsfeuer" (fogo de São Martinho), simbolizando a luz na escuridão ou a nossa luz interior, como o ato de Martinho de Tours. 





As crianças, em seguida, compartilham "Weckmanner" (bolinhos em forma de boneco de neve) ou biscoitos em forma de ganso, especialidades do dia de São Martinho,... e os pais partilham "Glühwein" (vinho quente). 





É também hábito comer o “Martinsgans” (ganso de São Martinho) em família! Aqui pode apreciar Um desfile numa cidade alemã.



Luzes, canções e guloseimas de São Martinho


Tão bonita, popular e participada tradição merece ser evocada, também entre nós! Aqui deixamos então um desafio, para participar, à distância, nesta festa.

a) Se pretender fazer umas belas e coloridas lanternas de São Martinho, sugerimos alguns sites:




b) Para entrar no ambiente festivo, eis algumas canções de São Martinho que as crianças têm por hábito cantar:





c) Finalmente, porque não fazer uns bolinhos para oferecer às crianças que vão cantando de porta em porta com as suas lanternas?



E em França?

Apesar de estar ligado à cidade francesa de Tours e à sua região, e de ser o santo padroeiro da França e também da Polícia francesa (de notar que o dia 11 de novembro – atualmente feriado nacional - foi escolhido pelos dirigentes franceses para assinar o Armistício de 1918 que assinalou o fim da mortífera Primeira Guerra Mundial), São Martinho não é propriamente festejado em França, exceto na região que faz fronteira com a Alemanha, a Alsácia. As crianças desfilam por essa ocasião com as suas lanternas, nomeadamente as crianças escolarizadas em turmas bilingues franco-alemãs.



Bom dia de São Martinho!



Sem comentários:

Enviar um comentário