segunda-feira, janeiro 31, 2011

30 de JANEIRO DIA DE DIZER NÃO À VIOLÊNCIA


        No dia 30 de Janeiro, assinala-se o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz. Esta data foi escolhida porque foi a 30 de Janeiro de 1948 que Mahatma Gandhi foi assassinado por um fanático da sua própria religião, que não lhe perdoava a sua tolerância para com os muçulmanos. Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz no mundo.
        

       O aniversário da morte de Gandhi é todos os anos uma oportunidade, nestes tempos de intolerância,  de conflitos e de guerras, de reflectir e de meditar sobre uma prática de vida alicerçada na não-violência.

     
       A iniciativa de comemorar esta data deve-se ao poeta e pedagogo espanhol Llorenç Vidal. Celebrada desde 1964, esta data pretende chamar a atenção e sensibilizar para a necessidade de uma educação permanente pela Não-violência e pela Paz.  
    A celebração deste dia pretende sensibilizar políticos, governantes, pais, educadores e professores para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz; que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros. Gandhi preconizava a tolerância mútua, já que nunca os seres humanos nunca pensarão todos da mesma maneira, e que  nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
      Esta iniciativa não obedece a quaisquer orientações, não está nem estruturada nem programada, sendo que cada professor nos mais diversos níveis de ensino é livre de abordar esta temática ao sabor da sua inspiração, da maneira como vivencia esta problemática e de espalhar sementes de fraternidade e de tolerância, nesta luta contra a violência.
        A prática da não-vilência permitirá tornar cada ser humano, um cidadão interventivo e autónomo, tolerante, capaz de tomar iniciativas e de afirmar as suas ideias, que recusará todas as formas de injustiça e que será capaz de afirmar a sua solidariedade perante os mais fracos, os discriminados e os mais desprotegidos.
     É necessário demonstrar que é possível resolver conflitos sem recorrer à violência, respeitando o outro, e cooperando na resolução de situações problemáticas, empenhando-se em objectivos comuns de forma construtiva.


     Esta não é uma tarefa de apenas uns dias, mas de todos os dias, feita de passos sucessivos, de muitas acções e onde o exemplo de todos é um precioso contributo. Cada um de nós pode ser um promotor da Paz. Pode influenciar com a sua maneira de agir o grupo de pessoas que o rodeia a serem através de uma postura não-violenta, construtoras da Paz e de uma  Vivência harmoniosa.
      Uma actividade está a ser programada, numa colaboração entre a Biblioteca e várias turmas da escola sede,  para promover e desenvolver os valores da solidariedade e da paz junto dos alunos. A mesma consistirá na realização de leituras de textos sobre essa temática e da criação do Céu da Paz com mensagens solidárias, durante a primeira quinzena de Fevereiro, num espectáculo partilhado. Sê também tu um agente da não-violência e da paz e preenche uma Estrela da Paz disponível na tua Biblioteca!

Sugestões do Capitão Kispo 



"I have a dream" disse um dia Martin Luther King. Esse sonho não foi esquecido.





Sem comentários:

Enviar um comentário