segunda-feira, março 24, 2014

LER NA SEMANA MAIS BIBLIÓFILA DO ANO



Decorreu de 17 a 21 de março a Semana da(s) Leitura(s) 2014, subordinada ao tema A Língua Portuguesa, comemorando-se assim os 800 anos do primeiros textos escritos em português de que há conhecimento – Testamento de D. Afonso II (1214), Notícia dos Fiadores (1175) e outros documentos dessa época.
A língua portuguesa é hoje língua oficial de oito países com matrizes culturais muito diversas e inseridos em contextos geográficos e políticos muito diferentes. Diversa foi também a forma encontrada no agrupamento para a celebrar.

Leituras (estiveram) no AR

Associando-se à proposta do GTC de Tomar, foram lidos por elementos da nossa comunidade educativa, textos de autores ribatejanos ou de autores que evocaram a belíssima região do Ribatejo, numa colaboração com a Rádio Hertz, que efetuou as gravações e as retransmitiu.

Leitura em Família

A coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Graça Barão, evocou, na palestra Ler em Família realizada no dia 17 de março, realizada na Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira a importância de leitura, desde a mais tenra idade, propondo aos pais e encarregados de educação várias propostas de leitura.

Olimpíadas de Português

No dia 19 de março, alunos do agrupamento, numa prova realizada na Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, demonstraram que conheciam bem o luso idioma.

Arquipélago de Leituras

Ao longo da semana, foram lidos textos de autores do mundo da lusofonia em vários espaços da escola.

Concurso de Declamação de Poesia

A poesia e os autores portugueses foram reis num concurso de declamação que desenvolve a competência oral dos participantes. Houve também, no dia 21 de março, a celebração da Poesia no dia mundial que lhe é dedicado, na biblioteca da Escola Sec./3º Ciclo Santa Maria do Olival.

Feiras do Livro

Promovidas pelas bibliotecas escolares, em parceria com a Papelaria Nova e a Editora Leya, decorreram feiras do livro, de modo a promover o contacto com o livro e o gosto pela leitura.

Encontros com escritores

Os escritores Sérgio Luís de Carvalho e Manuela Ribeiro visitaram o agrupamento, tendo ambos evocado para várias turmas como nasce a vontade de escrever histórias.

Patronos de bibliotecas escolares

Esteve patente na Escola Sec./3º Ciclo Santa Maria do Olival uma interessantíssima exposição de cartazes referente a patronos de bibliotecas escolares. Lá se encontraram, entre muitos outros escritores, referências a Pedro Seromenho e Lídia Jorge, os dois escritores que deram o seu nome a duas bibliotecas do agrupamento.

Leituras de pais

E, para terminar, expressamos o nosso agradecimento a todos os pais e encarregados de educação, que, de forma voluntária, se prestaram a ler para os alunos, em diversas salas de aula das escolas ou nas bibliotecas do agrupamento.


Assim, ao longo da Semana da Leitura, demonstrou-se que é fácil promover o gosto pela leitura, pelos livros e pelos bons autores, junto dos alunos. Já leu um livro hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário